ARTIGOS DR. ELOY CURUCI | ORTOPEDIA VETERINÁRIA

Isolated lateral meniscus rupture in dogs: case report

Ruptura isolada de menisco lateral em cão – relato de caso

Solimar Dutra da Silveira , Virgínia Pagliochi Prates , Eloy Henrique Pares Curuci, Rogério Rodrigues Santos, Olicies da Cunha.

Resumo:

Os meniscos são importantes estruturas intra-articulares cuja principal função atribui-se à transmissão de carga e à absorção de impacto, diminuindo o estresse biomecânico e conferindo maior estabilidade osteoarticular. Em cães, as afecções relacionadas ao joelho são descritas como as principais causas de claudicação. O presente relato tem como objetivo descrever um caso de lesão meniscal lateral em um canino sem sinais de instabilidade femorotibiopatelar, cuja principal alteração era claudicação. O diagnóstico foi confirmado através da avaliação ortopédica e exame de ressonância magnética, no qual foi visualizada uma linha anecogênica de dissolução de continuidade meniscal e estruturas ligamentares íntegras. Como tratamento, optou-se pela técnica de meniscectomia total, o que possibilitou o retorno da função do membro e ausência de manifestações clínicas.

PALAVRAS-CHAVE: Joelho Claudicação Meniscectomia

Femoral corrective osteotomy associated with trochlear prosthetics and tibial tuberosity transposition with a tool for treatment of canine patellar dislocation 

Solimar Dutra da Silveira, Camila Francisca Batschke, Samara Koloda Cristino Malta, Jaqueline Lunedo, Eloy Henrique Pares Curuci, Olicies da Cunha

Resumo:

A luxação de patela é uma das principais enfermidades osteoarticulares descrita na rotina cirúrgica de animais de companhia, cujo tratamento difere de acordo com a graduação da luxação baseando-se nas alterações clínicas apresentadas por cada paciente. O presente relato tem como objetivo descrever a associação da técnica de osteotomia corretiva femoral, substituição troclear total do joelho por prótese e transposição da tuberosidade tibial com dispositivo para correção de luxação de patela grau IV em uma canina da raça Spitz Alemão de 1,5 anos com desvio femoral varus e torção externa da tíbia. O tratamento permitiu a correção da deformação óssea femoral, realinhamento do mecanismo extensor do quadríceps e manutenção permanente da patela sobre o sulco troclear protético com retorno funcional precoce do membro, ausência de dor e claudicação. PALAVRAS-CHAVE: Artroplastia de joelho; cão; desvio angular; deformação óssea; varus femoral.